Blog do escritor Ferréz

Autor

Paulistano de 32 anos, Ferréz começou a escrever aos 12 anos de idade, acumulando contos, versos, poesias e letras de música.

Antes de se dedicar exclusivamente à escrita, trabalhou como balconista, auxiliar-geral e arquivista. Seu primeiro livro Fortaleza da Desilusão foi lançado em 1997 (edição do autor). Mas foi com Capão Pecado, que se firmou como um dos melhores escritores da sua geração.

Apelidado pelos leitores como “o romancista da traição” depois de ter lançado o romance Manual Prático do ódio, o infantil, Amanhecer Esmeralda e o livro de contos, Ninguém é inocente em São Paulo - todos pela Objetiva. O autor teve suas obras traduzidas na Itália, Alemanha, Portugal, Espanha e Estados Unidos.

Ligado ao movimento Hip Hop é fundador da 1DASUL (marca de roupa totalmente feita no bairro).

No cinema e TV, Os inimigos não levam flores foi adaptado para a TV e para os quadrinhos. Além disso, escreveu roteiros para o filme Brother e os seriados Cidade dos Homens (02) e 9MM (Fox).

Ferréz foi colunista da revista Caros Amigos durante 10 anos. É também conselheiro editorial do Le Monde Diplomatique Brasil. Compositor e cantor, já teve suas músicas gravadas por vários artistas e lançou dois CDs.

Em 2009, produziu o documentário Literatura e Resistência, de 58 minutos, que trata dos 11 anos da sua carreira - o documentário saiu em dvd pelo Selo Povo. Seu livro mais recente é o romance Deus foi almoçar, lançado pela Editora Planeta.

Em sua prosa ágil e seca, composta com doses igualmente fortes de revolta, perplexidade e esperança, Ferréz reivindica voz própria e dignidade para os habitantes das periferias das grandes cidades brasileiras.

Vive no bairro do Capão Redondo em São Paulo, com esposa e filha.