Blog do escritor Ferréz

Dicas de leitura

Dicas de leitura

Esse ano de 2013 foi muito corrido, mas mesmo assim consegui ler ótimos livros, estou durante todo o ano lendo o Walden do Henry d. Thoreau, interrompi a leitura várias vezes pois estou usando muito esse livro para pesquisa, além da leitura, virou mesmo um livro de estudo.
Uma ótima história, real do autor que abandonou tudo e foi viver no campo, próximo ao Walden, esse exemplar da editora A, vem com Desobediência Civil, outra grande obra do Throreau, vale a pena essa leitura para os manos que gostam de aperfeiçoar a ideologia, e também é uma obra inspira muito a escrever.
Estava um dia desses falando do Bernardo Carvalho para um amigo meu, o Amaral, e fomos juntos na livraria comprar um livro dele, achamos somente o Reprodução, foi triste pois uma grande livraria dentro de um shopping não ter praticamente nada de literatura nacional, uma vergonha.
Voltando do Rio, na hora que o avião decidiu decolar de novo faltava só 20 páginas para terminar, li esse livro de forma frenética, parece que a obra voou nas minhas mãos, uma escrita muito diferente e que realmente me cativou, indico para quem quer além de se divertir, claro, poder ver uma forma narrativa diferenciada.
Outro livro surpreendente e que eu estava esperando a muito tempo é o primeiro romance de Marcelino Freire, e acabei indo no lançamento de Nossos Ossos.
Quando cheguei em casa fui folhear e ai já viu, a escrita de Marcelino me pegou e não quis largar mais, no outro dia terminei a leitura, realmente a escrita é muito enxuta, sem enrolação e a história muito bem pensada, ganhamos um ótimo romancista, espero que ele continue com seus contos, que já são lidos por todos os vinte cantos desse pais. 
O livro traz uma narrativa cativante, e grandes surpresas no desenrolar da história, ou seja um romance bem completo.
A capa é de Lourenço Mutarelli, e ainda tem um texto do Paulo Lins, ou seja formação de quadrilha.
Agora não só para fanáticos por quadrinhos, mas também para quem deseja conhecer um grande pedaço da história editorial dos Estados Unidos, o livro Marvel Comics a História Secreta, é super indicado.
Todos sabem que sou fã de quadrinhos e estudo muito a fundo a nona arte, esse livro foi um deleite, cara de verdade. Agora sim fizeram uma biografia detalhada do que foi aquela redação, precisa urgente fazer um da DC comics, minha empresa favorita de talentos desenhados. Indicado para quem gosta de história das editoras, saber do dia-a-dia de uma redação e também quer saber mais sobre Stan Lee, Steve Ditko, Jack Kirby etc.
Bom, sempre fui um grande leitor do ser King, o mestre do terror, e não tive como resistir em comprar o novo: Sob a Redoma, que saiu pela Suma de letras, impressiona suas 958 páginas, mas eu já cai dentro,  tive que dar uma parada, pois comecei a ler o Escritos `a margem do Paulo Roberto, mas logo vou voltar para essa obra que já virou seriado. Stephen tem mesmo uma escrita impressionante, onde você parece que acabou de entrar num filme, literatura para se divertir mesmo, e para isso foram feitos livros como esse.
Bom por último, segue um pouco do livro de Ricardo Lísias, Divórcio, uma história muito boa sobre seu casamento e suas decepções, esse livro não me deixou larga-lo até poder consumir tudo, e logo depois fui para o Céu dos Suicidas, que também me agradou muito, estou com outra obra dele aqui, o Livro dos Mandarins, e descobrir o trabalho de Lísias foi uma agradável surpresa, realmente foram dois livros que valeram a pena ser lidos esse ano, indico primeiro o Divórcio para você entender mesmo o estilo desse autor, que também faz um fanzine bem legal chamado Silva.

Bom, é isso, queria deixar registrado sobre esses trabalhos entre outros que li, pois vejo muita carência em resenhas de livros, isso não são resenhas, mas um pouco do que achei de cada obra, também chegou as minhas mãos o Café espacial, obre em quadrinhos que tem uma proposta bem legal, a editora Pixel lançou nas bancas uma edição linda de O Fantasma, personagem clássico de Lee Falk, e também outra obra de Falk que é o Mandrake, estou lendo os dois e indico para os fãs mais antigos ou até os novos que querem conhecer um pouco mais de histórias clássicas. 
Também continuo lendo a saga Antes de Watchmen e espero que a maldição que o Alan Morre jogou em quem comprar esse livros não pegue.
Até a próxima, boa leitura.

Ferréz


4 comentários:

Érica Peçanha disse...

Adorei!
Os títulos/autores que foram indicados e essa iniciativa de recomendar leituras.
Valeu!

Érica Peçanha disse...

Adorei!
Os títulos que foram indicados e essa iniciativa de recomendar leituras.
Valeu!

Érica Peçanha disse...

Adorei!
Os títulos que foram indicados e essa iniciativa de recomendar leituras.
Valeu!

Unknown disse...

E ae Ferrez da hora! Posta aquele conto depois - Dona Maria - queria relê-lo, mas não consigo mais encontrar. Falou.