Blog do escritor Ferréz

Matéria 1DASUL


Salve manos e minas
a Mona Dorf fez uma super matéria com a 1DASUL no Rio de Janeiro, e postou no site dela, tem videos e tal, o link é essa abaixo.
Http://colunistas.ig.com.br/monadorf

vou publicar logo abaixo também a parte escrita da matéria, que fala do novo site da 1dasul, do blog e já prepara a todos para o nosso desfile, dia 25 de julho, aguardem...

Criada pelo rapper e escritor Ferréz, a 1DASUL não está nas passarelas, nos tititis dos fashionistas, muito menos na pauta ou editoriais da moda brasileira, apesar de ser a primeira e única grife criada e produzida na periferia de São Paulo. O berço é o Capão Redondo.

“ Universo, galáxia, sistema solar. São Paulo, zona sul, esse é o lugar”. Quem anda pela periferia de São Paulo, ou em festas hip hop pode facilmente encontrar alguém vestindo a camisa da marca da periferia. 1DASUL, com muito orgulho. Ao contrário de outros subúrbios, os habitantes da imensa zona sul de São Paulo não sofrem de baixa auto-estima e nem vestem moletons da Califórnia…

A marca que surgiu há 11 anos acaba de estrear um novo site multimídia, antenada que só ela.

É uma moda solidária, cooperativada. Antes o que era apenas uma confecção de roupas, hoje extrapola para outros produtos, conta Ferréz, escritor e agitador cultural, que conseguiu dar voz própria aos habitantes do Capão Redonda e Jardim Ângela. “1DASUL – Todos somos um só pela zona sul é esse o significado. A idéia é divulgar a zona sul como um lugar bacana pra se viver. É uma marca de autogestão, produzida na periferia, para ser vendida e usada na periferia. A idéia é que as pessoas se orgulhem daqui e consumam o que é feito aqui mesmo ou em outras periferias”.

A marca valoriza o lugar. Hoje fazemos vários produtos recicláveis, de protetor de tanque, cadernos, a pézinhos de moto, cartão postal, vinho… Começamos com mochilas, bonés, bermudas. “ As camisetas com slogans são a identidade e viraram moda, um must , disputadíssimas por suas mensagens políticas: Mídia mente – Capão pecado – Bom dia Vietnã, Bom dia Capão…..

Além da moda outro canal de expressão é a internet

Quer ler sobre o Itaim Paulista, entra no blog do Alessandro Buzo . Quer ler sobre o cotidiano do Capão? Entra no do Ferréz . “ É a periferia retratada por ela mesma. A gente falando da gente, de dentro. Isso é uma mudança tremenda. Nós somos o tema. Começamos nos livros, na rua falando poesia, agora estamos na internet “, completa.

Não faltam autores para retratar um dia a dia que não é só violento, como mostra a TV, tem saraus, shows, quermesses, eventos, shows de hip hop e escritores que ninguém vai divulgar… E surge uma nova literatura: “ Há todo um movimento de autores independentes fazendo uma cena diferente da literatura e boas coletâneas como Cenas da favela, de Nelson de Oliveira, Literatura marginal ( Agir ), Nascer 9, de Rondônia…”.

Ferréz comemora os bons números da internet: “ Antigamente a gente fazia fanzine, vendia um a um. Hoje qualquer um pode te ler em Pernambuco, de outro estado, é um meio muito rico pra um cara que tá longe ter acesso a seu texto. Agrega muito! É uma vitória: 317 mil acessos, desde que começou o blog há um ano e meio atrás, 15 mil por dia! “.

Muito além da moda, a marca se tornou uma resposta do Capão Redondo e outras áreas para a violência que lhes é creditada, fazendo os moradores terem orgulho de onde moram e lutarem para um lugar melhor, com menos violência e mais esperança.

Autor: Mona Dorf - Categoria(s): Entrevista, Redes Sociais Tags: 1DASUL, Alessandro Buzo, Capão Redondo, Ferrez, hip hop, moda, periferia, zona sul

Nenhum comentário: