Blog do escritor Ferréz

Tem sangue na bandeira do Brasil

Tem sangue na bandeira do Brasil

Tem sangue na bandeira do Brasil

Sangue de Zumbi, Lampião e Conselheiro

Sangue do povo que construiu o pais

Mas herdou só o sofrimento

Sangue dos filhos da periferia

Sangue da pátria gentil homicida

Da pm, civil, do deputado, senador

Do presidente servil, mano pelo amor.

Tem dona Maria que lava o sangue da farda

tem gás lacrimogêneo na massa

Tiro, espancamento para o MST

Paulada, choque no povo no DP

A nação que sangra giz da mão do professor

É o tiro que ninguém dá no opressor

Tira onde na Oscar freire, Alphavile, Daslu

O sangue na viela, morreu 13 aqui na sul

Ande por ai, note a desigualdade

Tem sangue nas mãos de quem

Vota na maioridade

Em quem se fecha, lacra, cerca e higieniza

De quem luta pelo seu e vive na hipocrisia

Pais sem rumo, inviável, difícil missão

Tem sangue no oprimido, mas ta limpo

quem promove a opressão.


Ferréz

6 comentários:

Joe disse...

Essa é nossa triste realidade. Há sangue do povo que luta por um país menos injusto. As bolas foram trocadas bem na nossa frente. A midia põe a culpa da violência no muleque esfomeado que faz uma fita e vira presunto pra mesa dos urubus... Quem quer o melhor pra todos acaba colhendo sofrimento, como o Ferrez deixou claro. Ver uma país ser devastado pelo latifúndio e, o MST ser chamado de movimento terrorista, pela VEJA é de ficar puto!!! Ter Sarneys, Arrudas, Katia Abreu, como representante, infelizmente é sinal de que sangue, cabeças de nego e corrupção contuarão rolando, mas isso não quer dizer que ficaremos parados e calados!!

closeoloko disse...

salve ferrez eu queria fazer um convite p vc fazer uma exibiçãio do seu filme na faculdade em que eu estudo, nós abrimos alguns espaço de debate cultural e histórico dentro do curso que eu faço(História)neste espaço haverá exibição de alguns filmes e eu fiquei sabendo que vcestá com um doc na rua e achei interessante trazer p cá sou de São Vicente litoral não entrei em contato com vc por email por que não achei nenhum, mas se vc achar interessante manda uma resposta para mistermarginal@gmail.com daí nós vamosconversando mais e definindo algumas coisas, abraço ...

Azarias disse...

Tem água nas torneiras dos ricos e nas veias dos políticos; tem água nos eucaliptos das florestas silenciosas. Na Rússia do séc.XIX, quando os canhões disparavam, era para se levantar da cama que o rio estava enchendo; no Brasil do séc.XXI abrem-se as comportas no silêncio e quando os canhões disparam é para se esconder embaixo da cama que a polícia está chegando.

Erik disse...

Eu uso farda, minha mulher não é "dona Maria", e o sangue em meu uniforme muitas vezes é de pessoas que salvo, como um garoto que foi esfaqueado pelo primo drogado, e fui estancando o sangue do pescoço, até chegar no hospital;ou de uma senhora a qual fiz o parto dentro da VTR, pois um traficante havia chutado a bariga dela, quando foi contar a ele que o filho poderia ser dele
Poderia contar muitas histórias, mas não é necessário, pois apenas coloco meus votos de admiração com o seu trabalho, pois independente de opinões conflitantes, te admiro como lider social e artista.
Abraços e SALVE... o dialogo

Erik disse...

Ferrez, uso farda, farda que se suja de sangue com injustiças que combato; pessoas feridas, as quais levo para atendimento médico, tendo que brigar muitas vezes por conta do descaso em hospitais.
Sangue do jovem, vítima do tiro do traficante,que não deu perdão da dívida de drogas; sangue do morador de rua agredido, pois foi pedir dinheiro para um motorista de um carro importado,que se evadiu,sangue da parturiente que não tinha como esperar até chegar no hospital, sangue do amigo que foi separar uma briga de marido e mulher e foi esfaqueado.
Assim como vc, quero fazer a diferença, esta tudo errado de fato, mas é assim para fazermos o certo. Abraços e admiração deste leitor.

Larissa Lisboa disse...

Ferrez,

Procurava o seu texto sobre o Rolex para trabalhar em sala de aula. Entretando, acabei de chegar na escola e preciso conquistar a direção e me sentir mais a vontade para não ser demitida! rs...

Infelizmente, temos que encontrar estratégias para falar o que, realmente, acreditamos e educar essas crianças.

Enquanto não uso o Rolex, aproveito para usar "Tem sangue na bandeira do Brasil", não menos perturbador, não menos crítico.

Admiro seus trabalhos, principalmente os literários. Espero que os alunos o receba de braços abertos!

Abraços,
Larissa