Blog do escritor Ferréz

Traga-me água. (ferréz)

Enquanto eu andava pelas vielas
enquanto eu andava pelas escuras vielas
vi um jovem embrulhado
vi um jovem embrulhado num lençol branco

eu vi pela sua roupa que era do corre
eu ouvi me chamar, sentei ao seu lado
ele estava ensanguentado
ele estava sangrando mas me contou uma história

não deixe as pessoas me julgarem
não deixe de mim as pessoas falarem
eu sei o que fiz de ruim
eu fiz coisas ruins para ter as boas

traga-me um copo de água
traga-me água gelada
para tirar o gosto de barro
para tirar o gosto de sangue

eu caminhei pelas ruas da periferia
eu caminhei e amei quem não devia
foi o que me disse enquanto saia
foi o que disse quando voltei com a água

o jovem deixou de sorrir naquele dia
o jovem tinha sido abandonado pelo espírito
ele sabia que fez coisas ruins
nós sabiamos que ele fez coisas ruins

para ter as coisas boas.

texto humildemente dedicado as 19 vítimas do complexo do Alemão.
Ferréz

7 comentários:

rodrigo ciríaco disse...

lôco ferréz. parabéns.
vou dividí-la com os meus alunos.

Elias poeta dos loucos disse...

NESTE EXATO MOMENTO SINTO UM NÓ NA GARGANTA , UM APERTO NO CORAÇÃO A LAGRIMA NA RETINA , O AR FALTA AO PULMÃO , SINTO MEDO SINTO FRIO UM ESPAÇO VAZIO , TRAGA ME AGUA TEXTO DE PALAVRAS PROFUNDAS E CONCRETAS ,E QUE TRAZ A CERTEZA DE QUE EXISTEM DOIS LADOS , O OPRESSOR E OS OPRIMIDOS , PARA OS QUE SE FORAM QUE ENCONTREM A PAZ , PQ AQUI NA TERRA SEM LEI, A GUERRA É CORRIQUEIRA NAS VIELAS E VIELAS DAS PERIFERIAS.

PARABÉNS FERREZ PELO TEXTO

disse...

oi Ferréz, ontem à noite li sua poesia...me deu uma raiva triste, dessas que a gente fica sem palavras diante de tanta indignação...fui dormir pensando em tanta coisa, acordei , li o jornal e lá estava os laudos do iml sobre o morro do alemão.
Transformei minha raiva em texto inspirada pela sua poesia e pela minha indignação. Postei num blog que tenho: www.entreresmungos.blogspot.com.
Se quiser dá uma lida.
Força sempre! Que sempre transformemos nossa indignação em ação! Abraços, Camila

Turu curitiba disse...

Ai, ta na hora de desse nosso povo parar de morrer por coisa pequenas,dinheiro, ambição, odio; e morrer por coisas grandes, amor , liberdade, honra, fe no todo poderoso. Deus abençoe todos , de todas as favelas , de todas as cores negras, que ainda procuram a lçiberdade. amém.

fran disse...

Parabéns ferrez para você pode ser uma simples homenagem mas para as pessoas que estão passando ou já passaram por isso é algo muito tocante agradeço em nome de todas pessoas que se encontram com essa ausencia de vidas importantes em suas casas !!!!!!!!!VALEU fera!!!!!!
abraços, Franciele

Edmilson disse...

FERRÉZ, ESSAS PALAVRAS ME COMOVE JUNTAMENTE COMO MUITOS Q JÁ PERDERAM ALGUM ENTE-QUERIDO NESSA VIDA ERRADA.PERDI UM PRIMO DE 17 ANOS À TRÊS DIAS.PO CARA,É TRISTE VC ENSINAR O MLK A LER, EMPRESTAR SUAS ROUPAS A ELE,IR EM SUA REUNIÕES NO COLÉGIO, DORMI JUNTO DELE O PROTEJENDO DO FRIO NA FALTA DE COBERTO, LEVAR O PIRRALHO PRA SUAS BALADA PRA Q ELE VEJA A VIDA FORA DA FAVELA- VER QUE TEM OUTRA REALIDADE ALÉM DO TRÁFICO.NUMA RODA DE AMIGOS, NA FAVELA, ALGUÉM PUXOU O SEGUINTE ASSUNTO" QUAL É TEU SONHO NA VIDA" MUITOS RESPONDERAM QUANDO CHEGOU A VEZ DESSE MEU PRIMO FALECIDO DE 17 ANOS ELE RESPONDEU-
MORAR NA CASA DO VIZINHO AO LADO- É, REALMENTE A CASA DO VIZINHO É MUITO BONITA.OS SONHOS DELES COMO MUITOS NÃO SABE, NÃO É SÓ PEGA MULHER E ANDAR DE CARRO PRA CIMA E PRA BAIXO, É COMPRAR UMA CASA PRA SUAS MÃES TAMBÉM.LEMBRO BEM QUANDO ERA CRIANÇA,UM CARA QUE ERA DO TRÁFICO ME PERGUNTOU O Q EU QUERIA SER QUANDO CRESCER EU RESPONDI"TRAFICANTE" E ELE DE PRONTA ME DEU UNS CASCUDO ME DIZENDO QUE AQUILO NÃO ERA VIDA. HOJE ESTOU AQUI NA LUTA POR UMA FACULDADE OU OUTRA ILUSÃO QUALQUER QUE NOS TIRE DESSA VIDINHA COMODA. DERREPENTE SE NÃO TOMASSE AQUELES CASCUDOS NÃO ESTARIA AQUI. HOJE NÃO EXISTE MAIS CASCUDOS,VEMOS CRIANÇAS
COM 11 ANOS NO TRÁFICOS SENDO USADAS PELO TRÁFICO E PELO ESTADO NÁ MÓ NATURALIDADE. O MAIS TRISTE DISSO TUDO É TER UM MONTE DE PRIMO S E IRMÃOES SEM DESTINO CERTO VIRANDO BANCO DE TRABALHO PRA ESSE SISTEMA PERVERSO. COMO JÁ CANTAVA CHICO" BANDIDISMO POR PURA MALDADE OU BANDIDISMO POR NECESSIDADE E TENHO A CERTEZA QUE ELE FOI POR NECESSIDADE.


UM ABRAÇO FERRÉZ. PRECISAMOS CRIAR UMA COMUNIDADE, NÃO VIRTUAL, SÓ COM
PESSOAS SENSIVEIS AO TEMA. MUITA FORÇA!!!

Edmilson disse...

ferréz
não me contive e voltei. pra te agradecer por essa homenagem ás vitimas de todo morro e favela e periferia. essa é a voz daqueles que se foram, vitimados pelo sistema.

um grande abraço, irmão, do fundo do meu peito!