Blog do escritor Ferréz

Guilherme Russo manda sua resposta.

Salve no dia 5/10 publiquei uma matéria sobre a virada cultural.
falei de uma matéria no jornal Diário e sobre o jornalista Guilherme Russo.
bom, no texto eu falava: "tem mais no centro quem tava pra ver o show não era "0s fãs violentos do Racionais"como vomitou o pseudo jornalista Guilherme Russo.
ele me mandou uma resposta, pesso que leiam por favor:
Caro Ferréz.
Depois que entrei em contato com seus xingamentos, onteontem, li e reli a matéria que escrevi...Não encontrei a aspa que você cita nas suas ofensas a minha pessoa e ao jornal que me emprega. Por isso considero seu comentário, no mínimo, leviano.
Citando uma referência literária mútua nossa, te digo que as mensagens das entrelinhas aparecem "só para loucos". Mas as linhas têm que ser lidas de maneira plena e despida de preconceitos. e, acima de tudo, lidas.
Na medida em que você me considera "pseudo jornalista", te considero um peseudoleitor, pois a expressão citada quando do xingamento nao está no texto que escrevi. Se você tiver o exemplar com esta expressão (se é que você realmente leu isso), me mande uma cópia por favor, que daí a briga será minha com meus editores.
Se eu tivesse teu email, te mandaria o arquivo da página que escrevi, pois te considero (ou considerava) pra caralho e não quero (ou queria) que fique esta pinimba entre a gente.
Honestamente: Cê leu minha matéria? Meu email saiu publicado em cima do que escrevi. Por que você nao me xingou diretamente?
No mais, foda-se. E um abraço
Guilherme Russo
Diário de S. Paulo.
agora minha resposta.
Guilherme, vão ser poucas idéias. prometo.
Você me pergunta várias vezes se li a matéria. Comprei o jornal no dia, tá aqui na minha frente, não me menospreze a esse ponto de não ter lido, por favor.
Segundo, não expressei minha opinião (pra você xingamento) diretamente a você, porque você publicou num jornal uma matéria para milhares de leitores, então porque eu deveria dar minha opinião só pra você?
não vai ficar pinimba nenhuma, nós do Hip-hop também somos "legais".
Agora falar em ser livre de preconceito, vindo de um cara que fez uma matéria daquelas é sacanagem. Quanto ao meu comentário "no mínimo leviano"realmente coloquei as aspas no que entendi e não numa frase sua, mas agora sei que devo colocar só no que você disse, tá vendo agente aprende.Agora vou colocar uns trechos reais da matéria que você escreveu, e me diga por favor.
nas entrelinhas pra loucos ou não, você num deixou bem claro que os fãs do Racionais são violentos?
vamos ver.
"Um confronto entre os fãs e a Polícia Militar se espalhou por todo o entorno da Sé que virou um campo de guerra."
"Passada meia hora do início show, ás 5h, os fãs voltaram a subir nas fachadas. Desta vez, eles revidaram com garrafadas."
"Revoltados contra a polícia, fãs do Brown incendiaram um carro, depredaram outro, e saquearam pelo menos duas lojas. Diversos estabelecimentos tiveram as portas amassadas a chutes. Oito viaturas da PM e mais uma da GCM foram depredadas."
"Quando se afunilaram nas estreitas ruas do entorno da Sé, os fãs começaram diversos quebra quebras, tentando saquear lojas e materiais dos palcos eletrônicos."
também tem uma coluna no texto, escrita por você que traz "A confusão hora a hora" e na hora 5h38 está escrito: "Revoltados, fãs de Mano Brown iniciam quebra-quebras e saques de lojas em toda a região".

6 comentários:

PuLa O mUrO disse...

Pode crê, tb acho q a matéria generalizou, tornando-se tendenciosa (como sempre...). O cara poderia ter dito q "ALGUMAS pessoas violentas" ou "ALGUNS fãs violentos" etc e tal. Mas, pela resposta q ele te mandou, ou ele não percebeu o que fez ou tá dando uma de desentendido. De qquer forma, ele tá se saindo um pseudo-jornalista (ou por incompetência ou por esperteza).

Will Wroblewski disse...

Ironias à parte, no campo de batalha só haviam fãs no Mano Brown?!?! Hahaha, o resto da matéria é engodo meu velho. Que treta é essa??!! Eu tava lá e não era "fã do Mano Brown"... sou fã da cultura brasileira, sou fã de Alceu, de Nação Zumbi e de RAP (Racionais no caso), é nóis novamente na generalização dos já catequizados escritores por demanda dos meios de comunicação viciados pela burga... E tem mais... Só dói no cú desses putos pq cada vez mais o povo compra menos jornal, por que mesmo??? Por causa da internet? Por causa do preço? Por causa do balcão de anuncios que combrem 2/3 das publicações? Devo questionar a qualidade? Deixa quieto!

De novo mano, não adianta que não nos renderemos aos mandos e desmandos da elite para nos expressar.. acharam ruim?! FODA-SE... Afinal, a quanto tempo eles ligaram o foda-se pra nós?

Parafrasenado o Brown, só tinha "rapaz comum"... e até quando seremos marginalizadamente generalizados ou genericamente marginalizados?!

Recado pro Russo: Vai trabalhar pro Afanásio ou o Gil Gomes sangue bom... o povo foi colher um pouco de seu suor e sangue nas migalhas oferecidas pela Virada Cultural, ao povo o que é do povo (ouvi isso de vários artistas), mas o episódio mostrou o que realmente o governo tem para o nosso povo: balas de borracha, gás lacrimogenio, gás de pimenta e claro, muita hostilidade e ódio contra seus proprios vizinhos. E na boa... os PMs são vítimas dessa podridão também, afinal quem tem cú, tem medo... super-herói é o caralho
Salve truta,

Ricardo disse...

Ferrez,

Conheço e respeito teu trabalho e sou fã dos Racionais também. Só fiz essa introdução para o comentário que farei a seguir: tudo o que o Guilherme Russo escreveu aconteceu, de fato.
Ele simplesmente se limitou a descrever a cena que via, sem juízo de valor. Se fizesse diferente, teria sido, aí sim, parcial.

Unknown disse...

Ferrez, na boa, você escolheu o alvo errado e, nesse ponto, se equivoca. Pq a "grande imprensa" sempre foi, sim, maldosa em relação a tudo o que vem da periferia -e foi bastante nesse episódio-, mas essa matéria do Guilherme, não. Assim como você se equivoca, de novo, quando diz que ele te menospreza (a partir do momento que você atribui a ele uma aspa que ele NÃO "vomitou" -e vc admite isso-, é aceitável deduzir que você pode não ter lido a matéria). Pelas aspas que você mesmo recortou (essas, sim, escritas no jornal), li que os fãs do Racionais ficaram "revoltados" e foram para o "revide". Isso, para mim, deixa claro que foi a polícia quem começou, e o que houve depois foi uma reação. Violenta sim, como não poderia deixar de ser. Dos trechos recortados por vc, algum é inverídico? Qual? Por fim, o mais grave dos equívocos: chamar alguém de "pseudo" profissional não é "opinião", mas ofensa ou xingamento, sim. Você não conhece o cara e tirou uma conclusão com base na interpretação (a meu ver, equivocada) que fez de UMA matéria dele. Preconceito é isso, também. Cara, te digo que o Guilherme é um dos raros jornalistas da tal "grande imprensa" que quase todos os dias vai à periferia, ouve e trata o pessoal com atenção e respeito e denuncia abusos, muitos deles policiais. A imprensa tem um milhão de "pseudo jornalistas" -que devem ser combatidos-, mas é uma puta injustiça sua colocar Guilherme Russo nessa lista.

Unknown disse...

boa tarde Ferrez,
meu nome é Paulo, mais conhecido como MOTTABOY, fundei uma equipe de carros com o nome de EQUIPE DE RUA, participamos de competições de carros e rebaixados, ganhamos algumas mais tudo bem, temos cmo parceria a loja de som onde trabalho a STREET SOUND BASS que fika localizada no embu das artes, onde moro a 21 anos, ferrez gostaria de pedir a vc, se teria como nas camisetas da equipe eu posso colocar na manga delas do lado esquerdo o seu logo tipo do 1DASUL???acho bacana esse seu projeto, temos uma pagina no orkut da equipe e uma comunidade tbm, olha os links: pagina orkut>>http://www.orkut.com/Profile.aspx?uid=1894776976256830450
comunidade: >>>http://www.orkut.com/Community.aspx?cmm=1776935
e gostariamos de ter ai sei la alguma parceria alguma ajuda de ambas as partes cara...
TODOS NOSSOS ESTAMOS NESSA VIDA E JUNTOS VAMOS MELHOR PARA TODOS...
Ferrez obrigado pela atenção, desculpa ter tomado seu tempo..
abraços
Paulo < MOTTABOY #EDR# >
TEL COM. 4241-7597
TEL RES. 4704-5922
E-MAIL:motta_boy357@hotmail.com
valeu

Unknown disse...

Sinto muito também sou jornalista e estava no local. Não vi o que o Guilherme Russo viu. O que eu vi foi uma desorganização do evento e uma polícia despreparada que age com tanta prepotência, onde todos são suspeitos e culpados desde que sejam negros e favelados.
Tanto que no show que aconteceu na semana seguinte, antes do Teatro Mágico o clima era o mesmo. Mas fazer o que? Os fãs de Teatro Mágico não são violentos e não viram matérias de jornais sensacionalistas.