Blog do escritor Ferréz

Salve o rei do Terror

Diário

Hoje é dia 15 de janeiro de 2006 e de ontem para hoje quase não dormi, fiquei lendo o livro Maldito que eu já tinha lido somente as primeiras 30 páginas, então passei a madrugada de ontem relendo e estudando toda a discografia do Mojica, isso se deve porque pedi ao Ivan, um repórter amigo que me indicasse um dia para conhecer o famoso cineasta que é tido como louco, mas na verdade é um gênio.
Entre outras coisas ele criou o personagem Zé do Caixão e Homini Finis.
Fui com o Maurício no escritório dele, onde faz cursos de teatro, formando atores que muitas vezes ele utiliza em suas filmagens.
Cheguei meio temeroso, é um prédio ao lado do minhocão e meu temor vem da verdade de que nunca pedi para conhecer ninguém, mas o Mojica eu tinha tanta vontade que pedi esse favor ao Ivan.
Nos encontramos na porta e entramos, o estúdio é cheio de quadros que traz capas dos seus filmes, fiquei encantado com a simplicidade do lugar, e das pessoas que estavam lá para ter aula, entre jovens, idosos e crianças.
Um rapaz que acompanhava o Zé disse que é disso que ele vive, eu quando peguei em sua mão e começamos a conversar, primeiro senti que na minha frente estava um homem autêntico, com duas unhas grandes, um anel de caveira, mas nada assusta mais que sua voz.
Começamos a conversar e dei o Capão Pecado para ele, em seguida falamos de coleções de quadrinhos, de para normalidade e até de ufologia, foi uma surpresa ele dizer que também é fã de Stephen King.
Eu dei as ideais sobre uma caixa de acrílico que ele podia lançar com pedaços de originais de seus filmes, assim como está a venda sobre o seriado do arquivo x.
Ele gostou da idéia e quis pegar meu cartão, espero que ele faça, porque isso valoriza os trabalhos dele.
Falamos sobre a coleção em boxe que saiu e já está esgotada, e sobre os sites americanos que vendem a obra dele toda, ele me falou que só recebeu durante dois meses esse direitos e que assinou o contrato durante sete anos, mas agora vai pegar os direitos e talvez lançar ele mesmo.
O Maurício tirou algumas fotos da nossa reunião e depois foi a vez do Ivan.
O Mojica nos chamou para ir a sua sala e lá falamos de vários assuntos e ele até contou uma história sobre uma palestra que estava fazendo, ou ‘Show’como ele diz, e entrou um cara armado querendo que ele o conectasse com o falecido pai, Mojica segue contando que os dois foram ao cemitério onde estava enterrado o pai do rapaz e o revólver sempre apontado para ele, então ele começou a pegar algumas brechas na história e falou que o pai estava chateado, porque o culpado era o filho e outra pessoa, então o cara falou de uma mulher e Mojica emendou dizendo que era ela a culpada, no final ele se ligou que o filho tinha saído com a mulher do pai e o pai se matado, então falou que o pai queria que ele mandasse a mulher embora para que ele descansasse.
A conversa chegou no fim e o cara abaixou a arma e disse que pagava o almoço de todo mundo.
O legal foi que ele contou a história de um jeito tão aterrorizante que o Maurício nem piscava, e nem eu para dizer a verdade.
Ele chamo a gente para ir ao bar, lá ele pediu um Sangue de Vampiro, que é uma bebida feita com Bacardi, depois ficamos conversando mais, eu tomei um café com leite, junto conosco estava o produtor do filme pornô que é amigo de Mojica a mais de 50 anos.
Na conversa uma das pessoas que estava bebendo o chamou de Zé do Caixão e ele ficou bem bravo, dizendo que era o cineasta José Mojica e que o Zé do Caixão era só um personagem dele.
As fãs acharam ruim mas depois ficaram tirando foto dele no celular.
Nós se despedimos e meu sentimento foi que aquele cara que ainda estava trabalhando tanto, tinha que estar em casa, lendo e escrevendo outros roteiros e não fazendo de tudo para continuar vivo, sendo que tem um monte de sem talento que fica assim, de papas para o ar, só porque tem um nome, ou algum padrinho.
O que mais gostei no Mojica é que ele foi positivo desde a primeira palavra que nos falou, assim que nos apresentamos veio falando das pessoas que o querem seguir, que querem aprender com ele, e do novo filme que ele conseguiu a captação, então o exemplo que é foda, imagina o que esse cara já passou e ainda está com uma auto estima, uma valorização do seu trabalho que é impressionante.
Também falei para o Maurício sobre o exemplo da independência, pois ele disse que queria editar os próximos dvds e lançar por ele, a lição é sempre essa, sendo dita desde o Gog, passando pelo Brown e por ai em diante, independência, a garantia que ninguém vai mais te roubar.
Comecei esse texto no dia 15, e estou finalizando ele dia 16 logo pela manhã, porque queria colocar esse lado do otimismo dele, dá orgulho de ver.

Um comentário:

Walber Browne disse...

Meu caro amigo FERREZ pelo amor de DEUS responde meu email, meus comentarios cara.
por ja falei até com o Alessandro Buzo.
cara comprei as 3 edições da revista caros amigos literatura marginal, e vou compra os teus livros.
Mano sou aqui da terra do Preto Goez seu amigo que escreveu pra a revista.
O lamartine do ClãNordestino é daqui da minha cidade, meu comterraneo.
cara fiz esse blog so pra comentar aqui mais meu blog mermo er esse :

www.ideiaseatitude.weblogger.com.br

dar um sacada lá no que eu escrevo.
Um salve fica na paz Guerreiro.